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2 Abril , 2018 - 1:34 pm

O que é CLV e por quê você deveria conhecer?

Você já ouviu falar de Customer Lifetime Value? CLV é uma métrica de marketing e vendas que estima os lucros futuros gerados por um cliente. Em sua tradução literal, “Valor do tempo de vida do cliente“.

O CLV pode dar pistas de como o consumidor se comporta e orienta decisões em diversos departamentos da empresa como: as melhores estratégias e investimentos em marketing, em qual público a equipe de venda deve investir seus esforços, qual o máximo que pode ser gasto para oferecer um serviço ou reter um cliente. Este cálculo leva em consideração o investimento feito para conquistar o seu cliente, a receita gerada por ele e a recorrência de suas compras.

Por exemplo, você investe mensalmente R$250,00 no Facebook e consegue prospectar 25 novos clientes que geram receita de R$100,00 cada. Isso dá um total de CLV de R$2.500,00 e um lucro de R$2.250,00.

Por outro lado, você também investe em AdWords o valor mensal de R$100,00 e consegue prospectar 100 novos clientes que geram receitas de R$1,00 cada. Neste caso, o CLV total será de R$100,00 e você não terá lucro.

O CLV mostrou que, nesse caso, apesar do investimento em AdWords ter sido menor e ter convertido mais clientes, o investimento no Facebook ainda foi mais vantajoso por atrair clientes que geram uma receita maior mensalmente.

Ficou claro? Com este número uma empresa consegue ter uma boa estimativa sobre o comportamento de compra dos seus clientes mais valiosos. Para isso você precisa sempre ter em mãos dados como custos com marketing, receita gerada por cada público e quem é o seu público-geral.

Precisa de uma mãozinha para definir a melhor estratégia para aumentar o seu CLV? Pode contar com a gente. Confira algumas soluções que temos para você em nosso site.

 

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