Desde que as redes sociais se tornaram a principal ferramenta de comunicação para empresas, um questionamento é levantado de tempos em tempos: será que vale de tudo para fazer a sua marca viralizar e ficar na boca do povo?
Fato é que desde os primórdios da humanidade, há o ditado: “falem mal, mas falem de mim”. E, especialmente nesses últimos anos, tivemos muitos exemplos de empresas que jogaram com esse ditado em mente e entregaram campanhas e posicionamentos polêmicos para se manter no topo dos assuntos comentados.
O caso mais recente foi da rede de fast food Burger King, que, inclusive, é uma empresa aclamada e premiada por campanhas passadas. Entretanto, sua última peça se tornou alvo de uma grande polêmica. É que a empresa veiculou uma campanha com um influenciador não muito convencional, o que dividiu muitas opiniões nas mídias sociais.
Ao trazer Kid Bengala, um famoso ator de filmes adultos, como garota propaganda, o Burger King acabou criando uma campanha com diversos duplos sentidos de conotação sexual. De início, a campanha gerou um alcance gigantesco, com quase 3 milhões de visualizações em apenas 24 horas.
No entanto, o número de compartilhamentos foi o dobro, o que sugere que muitas das pessoas que compartilharam o fizeram para criticar em suas próprias redes sociais. Ou seja, se uma parte do público considerou a campanha engraçada e bem humorada, outra parte criticou o fato de que a empresa tem uma grande parcela de crianças como consumidores. Um mês antes, inclusive, o Burger King havia utilizado o dublador do Bob Esponja para outra campanha.
A lição que fica é que ações polêmicas podem até viralizar pela internet, mas acabam afastando as grandes massas, que é o público que consome a marca. O ideal é investir na comunicação que converse verdadeiramente com o consumidor! Quer saber como? Entre em contato conosco.
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