Os arquétipos de marca se dão por conjuntos de imagens formadas no subconsciente de todas as pessoas e estão ligados à crenças, mitos e situações que vivemos durante a vida. Por despertarem sentimentos e motivações no consumidor, os arquétipos são capazes de criar uma conexão entre cliente e marca que vai muito além da venda. Com eles, é possível entender o consumidor pela maneira que ele enxerga o mundo e por seus valores. Produtos e empresas que investem nos arquétipos estão um passo à frente das que ainda não o fazem.
O psiquiatra Carl Jung desenvolveu 12 arquétipos de marca que são os mais importantes. Dentro desses, existem 4 grupos que os separam:
- Independência e realização (Explorador, Inocente e Sábio)
- Maestria e risco (Mago, Herói e Fora da Lei)
- Pertença e grupo (Amante, Bobo da Corte e o Cara Comum)
- Estabilidade e controle (Criador, Governante e o Prestativo).
Entenda melhor as definições de cada um desses arquétipos:
Explorador:
- Procura viver experiências diferentes;
- Se interessa em explorar novos lugares;
- Valoriza a liberdade acima de tudo;
- É fiel a si mesmo.
Exemplos de marcas com esse arquétipo: Land Rover, Starbucks, Outback.
Inocente:
- Procura a felicidade;
- Acredita que o mundo pode ser mais simples;
- Gosta de explorar as possibilidades;
- Sente nostalgia pelo passado;
- Quer viver no paraíso e ser feliz.
Exemplos de marcas com este arquétipo: Coca-Cola, McDonalds, Disney.
Sábio:
- Busca o conhecimento em todos os momentos;
- É racional e lógico;
- Acredita na educação;
- É disciplinado;
- Procura a verdade de todas as coisas.
Exemplos de marcas com esse arquétipo: The New York Times, CNN, Intel, Harvard.
Mago:
- Acredita que experiências podem transformar;
- Está em constante mudança;
- Quer transformar as pessoas e o ambiente onde vive;
- Busca a inovação sempre.
Exemplo de marcas com esse arquétipo: Disney, Mastercard, Bayer.
Herói:
- Luta pelo que acha certo;
- Prova seu valor por meio de atos;
- Deseja mudar o mundo;
- Defende valores sociais;
- Tem conexão com quem acredita em questões morais.
Exemplos de marcas com esse arquétipo: Nike, Red Bull, Cruz Vermelha.
Fora da lei:
- Não se encaixa nas normas da sociedade;
- Incentiva as pessoas a pensarem fora da caixa;
- Gosta de despertar sentimentos e pensamentos nas pessoas;
- Liberdade é a coisa mais importante.
Exemplos de marcas com esse arquétipo: Harley Davidson, Honda.
Amante:
- Busca se relacionar com os outros;
- Deseja se conectar de forma mais profunda;
- Tem um ar de exclusividade;
- Preza pela qualidade.
Exemplos de marcas com esse arquétipo: Jaguar, L’Oréal, Chandon.
Bobo da corte:
- Usa o humor para se entrosar com as pessoas;
- Se atrai pela ideia de quebrar regras;
- Quer viver o presente da melhor forma possível;
- É positivo.
Exemplos de marcas com esse arquétipo: Pepsi, Doutores da Alegria, M&M, Trident, Havaianas.
Cara comum:
- Mesmo com boas condições financeiras, é simples;
- Gosta de se sentir parte das interações;
- Detesta injustiças e está do lado dos oprimidos;
- Busca criar conexões com todos.
Exemplos de marcas com esse arquétipo: Hering, Nivea, Ibis Hotéis, Gap.
Criador:
- Preza pela inovação;
- Precisa estar sempre criando;
- Se reinventa sempre;
- Gosta da ideia de deixar um legado no mundo;
- Evoca status.
Exemplos de marcas com esse arquétipo: Lego, Google, Apple, Sony.
Governante:
- Se impõe em qualquer situação;
- Busca estabilidade e prestígio;
- Deseja elevar o status;
- É bem-sucedido.
Exemplos de marcas com esse arquétipo: Rolex, Mercedes-Benz, IBM, Microsoft.
Prestativo:
- Luta por causas sociais;
- Gosta de ajudar os outros;
- Busca felicidade no dia-a-dia;
- Quer solucionar os problemas da sociedade.
Exemplos de marcas com esse arquétipo: Dove, Rexona, Dell, Natura.
Conhecendo todos esses arquétipos de marca, entende-se que definir um ou mais para a sua empresa é fundamental. Afinal, essas características serão a ponte para uma conexão mais profunda com os seus clientes. Preparado para investir na sua marca?