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Importância dos arquétipos para uma marca

Os arquétipos de marca se dão por conjuntos de imagens formadas no subconsciente de todas as pessoas e estão ligados à crenças, mitos e situações que vivemos durante a vida. Por despertarem sentimentos e motivações no consumidor, os arquétipos são capazes de criar uma conexão entre cliente e marca que vai muito além da venda. Com eles, é possível entender o consumidor pela maneira que ele enxerga o mundo e por seus valores. Produtos e empresas que investem nos arquétipos estão um passo à frente das que ainda não o fazem.

O psiquiatra Carl Jung desenvolveu 12 arquétipos de marca que são os mais importantes. Dentro desses, existem 4 grupos que os separam:

  • Independência e realização (Explorador, Inocente e Sábio)
  • Maestria e risco (Mago, Herói e Fora da Lei)
  • Pertença e grupo (Amante, Bobo da Corte e o Cara Comum)
  • Estabilidade e controle (Criador, Governante e o Prestativo).

Entenda melhor as definições de cada um desses arquétipos:

Explorador: 

  • Procura viver experiências diferentes;
  • Se interessa em explorar novos lugares;
  • Valoriza a liberdade acima de tudo;
  • É fiel a si mesmo. 

Exemplos de marcas com esse arquétipo: Land Rover, Starbucks, Outback.

Inocente: 

  • Procura a felicidade;
  • Acredita que o mundo pode ser mais simples;
  • Gosta de explorar as possibilidades;
  • Sente nostalgia pelo passado;
  • Quer viver no paraíso e ser feliz.

Exemplos de marcas com este arquétipo: Coca-Cola, McDonalds, Disney.

Sábio: 

  • Busca o conhecimento em todos os momentos;
  • É racional e lógico;
  • Acredita na educação;
  • É disciplinado;
  • Procura a verdade de todas as coisas.

Exemplos de marcas com esse arquétipo: The New York Times, CNN, Intel, Harvard.

Mago: 

  • Acredita que experiências podem transformar;
  • Está em constante mudança;
  • Quer transformar as pessoas e o ambiente onde vive; 
  • Busca a inovação sempre.

Exemplo de marcas com esse arquétipo: Disney, Mastercard, Bayer.

Herói: 

  • Luta pelo que acha certo;
  • Prova seu valor por meio de atos;
  • Deseja mudar o mundo;
  • Defende valores sociais; 
  • Tem conexão com quem acredita em questões morais.

Exemplos de marcas com esse arquétipo: Nike, Red Bull, Cruz Vermelha.

Fora da lei: 

  • Não se encaixa nas normas da sociedade; 
  • Incentiva as pessoas a pensarem fora da caixa;
  • Gosta de despertar sentimentos e pensamentos nas pessoas;
  • Liberdade é a coisa mais importante. 

Exemplos de marcas com esse arquétipo: Harley Davidson, Honda.

Amante: 

  • Busca se relacionar com os outros;
  • Deseja se conectar de forma mais profunda;
  • Tem um ar de exclusividade;
  • Preza pela qualidade.

Exemplos de marcas com esse arquétipo: Jaguar, L’Oréal, Chandon.

Bobo da corte: 

  • Usa o humor para se entrosar com as pessoas;
  • Se atrai pela ideia de quebrar regras;
  • Quer viver o presente da melhor forma possível;
  • É positivo.

Exemplos de marcas com esse arquétipo: Pepsi, Doutores da Alegria, M&M, Trident, Havaianas.

Cara comum: 

  • Mesmo com boas condições financeiras, é simples;
  • Gosta de se sentir parte das interações; 
  • Detesta injustiças e está do lado dos oprimidos;
  • Busca criar conexões com todos.

Exemplos de marcas com esse arquétipo: Hering, Nivea, Ibis Hotéis, Gap.

Criador: 

  • Preza pela inovação;
  • Precisa estar sempre criando;
  • Se reinventa sempre;
  • Gosta da ideia de deixar um legado no mundo;
  • Evoca status. 

Exemplos de marcas com esse arquétipo: Lego, Google, Apple, Sony.

Governante: 

  • Se impõe em qualquer situação; 
  • Busca estabilidade e prestígio;
  • Deseja elevar o status;
  • É bem-sucedido.

Exemplos de marcas com esse arquétipo: Rolex, Mercedes-Benz, IBM, Microsoft.

Prestativo: 

  • Luta por causas sociais;
  • Gosta de ajudar os outros;
  • Busca felicidade no dia-a-dia;
  • Quer solucionar os problemas da sociedade.

Exemplos de marcas com esse arquétipo: Dove, Rexona, Dell, Natura.

Conhecendo todos esses arquétipos de marca, entende-se que definir um ou mais para a sua empresa é fundamental. Afinal, essas características serão a ponte para uma conexão mais profunda com os seus clientes. Preparado para investir na sua marca?