Blog

Marketing no metaverso: a nova tendência que você precisa conhecer

Em dezembro de 2021, quando Mark Zuckerberg anunciou que o Facebook passaria a se chamar Meta, o mundo se voltou para o marketing e metaverso. Já um mês depois, em janeiro deste ano, a Microsoft também entrou na onda e propôs uma aquisição da empresa Activision, uma grande marca de jogos. 

Para entender o metaverso, é preciso saber que ele abrange ambientes imersivos, pode usar tecnologia de realidade virtual, contempla o mundo virtual e físico e é alimentado pela economia virtual, como criptomoedas e NFTs.

Além disso, o metaverso se coloca como uma oportunidade para os profissionais de marketing incluírem os consumidores em novas experiências e explorar a marca de formas inovadoras. A hora de testar essas novas possibilidades é agora! Separamos cinco motivos pelos quais vale a pena investir no metaverso:

1. Tecnologia que não para de evoluir: dentro e fora do metaverso, o mundo está em uma constante transformação de hábitos tecnológicos. O avanço do 5G, por exemplo, permite que a conexão entre as pessoas só cresça.

2. O investimento no metaverso aumenta a cada dia: a empresa de Zuckerberg, a Meta, investiu mais de US$10 bilhões no metaverso no ano passado e promete seguir o mesmo caminho em 2022. Além disso, várias outras empresas estão apostando na infraestrutura do metaverso.

3. O metaverso está chegando até os consumidores: cada vez mais eles estão tendo experiências imersivas em mercados como entretenimento, esportes, educação e varejo. Há também empresas que utilizam o metaverso para treinar colaboradores, comprovando que ele se encaixa em vários formatos.

4. O e-commerce se adapta bem ao metaverso: as formas de pagamento dos e-commerces estão inseridas nos dispositivos e softwares do metaverso, o que facilita e muito a inclusão dele ao nosso dia-a-dia. 

5. A geração Z é uma das precursoras do metaverso: seja nos bastidores ou em frente às câmeras, essa geração está pronta para explorar as possibilidades do metaverso nas redes sociais. O marketing é uma dessas grandes possibilidades, afinal, os criadores de conteúdo e as marcas devem estar conectadas para apostar nas últimas tendências.

Como você pode ver, o metaverso é um grande campo a ser explorado. Cabe a nós, publicitários e profissionais do marketing, usá-lo como uma maneira de impulsionar as marcas cada vez mais.